quinta-feira, 21 de março de 2013

O que é Psicologia Social?


Segundo o psicólogo Gordon Allport, a psicologia social é uma disciplina que usa métodos científicos "para entender e explicar como o pensamento, sentimento e comportamento dos indivíduos são influenciados pela presença real, imaginada ou implícita dos outros seres humanos" (1985).


Psicologia social olha para uma ampla gama de temas sociais, incluindo o comportamento do grupo, a percepção social, liderança, comportamento não-verbal, conformidade, agressão e preconceito. É importante notar que a psicologia social não é apenas olhar para as influências sociais. Percepção social e interação social são também vitais para a compreensão do comportamento social.

Breve História da Psicologia Social

Enquanto Platão se refere à idéia de "mente multidão" e conceitos como loafing social e facilitação social foram introduzidas no final de 1800, não foi até depois da Segunda Guerra Mundial que a investigação sobre a psicologia social começou a sério. Os horrores do Holocausto levou os pesquisadores a estudar os efeitos da influência social, conformidade e obediência.

O governo dos EUA também se tornou interessados ​​em candidatar sociais conceitos psicológicos de influenciar os cidadãos. Psicologia social tem continuado a crescer ao longo do século XX, a pesquisa, inspirador, que tem contribuído para o nosso entendimento da experiência social e comportamento.

Como é a Psicologia Social Diferente de outras disciplinas?

É importante entender como a psicologia social difere de outras disciplinas. Psicologia social é muitas vezes confundida com a sabedoria popular, psicologia da personalidade e da sociologia. O que faz psicologia social diferente? Ao contrário de sabedoria popular, que se baseia em observações casuais e interpretação subjetiva, psicologia social emprega métodos científicos e no estudo empírico dos fenômenos sociais.

Enquanto a psicologia da personalidade concentra-se em traços individuais, características e pensamentos, a psicologia social é focada em situações. Os psicólogos sociais estão interessados ​​no impacto que o ambiente social e as interações do grupo têm sobre as atitudes e comportamentos.

Finalmente, é importante distinguir entre a psicologia social e sociologia. Embora existam muitas semelhanças entre os dois, a sociologia tende a olha para o comportamento social e influências em um nível muito amplo. Os sociólogos estão interessados ​​nas instituições e culturas que influenciam o modo como as pessoas se comportam. Psicólogos se concentrar em variáveis ​​situacionais que afetam o comportamento social. Enquanto a psicologia e sociologia ambos os temas de estudo semelhantes, eles estão olhando para estes temas a partir de perspectivas diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário